[RGSS2][BASICO] Segundo passo de como usar a Window_Command com SladeXD
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[RGSS2][BASICO] Segundo passo de como usar a Window_Command com SladeXD
Ola, pessoal bem vindos à meu segundo tutorial de RGSS2.
Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre a Window_Command!
INDICE:
1 – Window_Command
1.1 - Criando a Window
1.1 - 2 - Apagando a Window
1.1 - 3 - Onde a Window será exibida
1.1 – 4 – Possíveis duvidas
1.2 - Adicionando mais opções para a janela
1.2 - 2 - Criando os comandos da Window
2 – Criando um menu com SladeXD
2.1 - INICIO
2.1 - 2 – Base para o Menu
2.1 - 3 – Window do Menu
2.1 - 4 – Comandos do Menu
2.1 - 5 – Scenes do Menu
2.2 – FIM
2.2 – 2 – Toques finais finais
2.2 – 3 – Possíveis Duvidas
REQUISITOS BÁSICOS PARA A AULA
Para fazer essa aula é necessário:
- Ter noções básicas sobre RGSS2
- Saber o que é classe, método e Variáveis
- Ter Vontade de aprender acima de tudo (A tuto é longa xD)
- Ter Feito a tutorial anterior
então vamos lá!
1.2 - Adicionando mais opções para a janela
Revisar é Bom:
na aula anterior vimos alguns comando e eles são:
- Criando a Window
- Colocando opçãoes na window
- movimentar o cursor
- fexar a window
então agora vamos adicionar mais comandos, lembra do codigo, @wchm = Window_Command.new(200,[s1,s2])
e lembra das variaveis que criamos? s1 = "Teste",s2 = "Teste 2", agora crie mais uma variavel, chamada s3
use o seguinte codigo debaixo de s2 = "Teste 2":
s3 = "Teste 3"
agora faça o seguinte,na array que esta as variaveis s1 e s2 ( [s1,s2] ) de mais uma virgula depois de s2 e digite s3
o script deve estar assim!
Pow, Slade, eu já sabia que ia aparecer a terceira opção! só não sabia que não ia da pra mover o cursor para ela!
bom isso nós vamos resolver agora!
faça o seguinte, lá em baixo de class Scene_Teste < Scene_Base, digite o seguinte codigo:
def initialize(test_index = 0)
@test_index = test_index
end
o que você fez ali?
eu criei o metodo initialize e entre parenteses criei uma variavel chamada test_index, e dois defini que o valor dela é 0
depois criei uma variavel publica com @test_index e defini que o valor dela é igual ao do test_index que no caso é 0!
mas poruqe você fez isso?
bem, essa pergunta nos leva ao proximo passo!
va no metodo def start e digite o seguinte codigo em baixo de @wc = Window_Command.new(200,[s1,s2,s3]):
@wc.index = @test_index deve haver algo parecido já, deve estar assim: @wc.index = 0, apague e digite o novo codigo!
agora vá no def update apague tudo que tivar lá menos o def update, elsif Input.trigger(Input::B), e os dois ultimos end!
subistitua o elsif do elsif Input.trigger(Input::B) por, if, agora em cima desse codigo digite assim, @wc.update
seu codigo agora deve estar assim!
ok slade, agora ela se meche mas, como você fez isso?
bem eu disse ao script que quando a posição do cursor for modificada, ela atualiza a janela exibindo assim onde o cursor esta!(como?)
com o codigo @wc.update
a tah mas como ele sabe que o cursor esta em posição diferente?
bem se você segui a tutorial anterior deve saber o que o codigo @wc.index faz né?
quando digitamos, @wc.index = @test_index, disemos ao script que o index é igual o valor da variavel @test_index! (sinceramente, não sei dizer porque,
você aperta o botão e a variavel aumenta o valor, deve ser algo do rgss2, e você deve ter reparado que tambem faz som, quando meche o cursor, apesar de nós não termos digitado o codigo que faz isso!)
prosseguindo!
slade, a janela só se meche e não faz nada alem disso!
isso nos leva ao proximo modulo das aulas!
1.2-2 - Adicionado os comandos da janela
vá no def update e embaixo de $scene = Scene_Map.new, e digite o seguinte codigo:
irei resumir, criamos uma condição de que se eu apertar enter e a posição do cursor for "X", ele
vai charmar tal menu!
como?
bom, você já conhesse o input.trigger, eu fiz o seguinte, case significa caso em português, e when significa quando,
vo traduzir o comando para português!
vai charmar o menu de itens e porai a fora!
seu script deve estar assim!
bom pessoal por hoje é só!
PERGUNTAS:
P1: VOCÊ VAI CRIAR MASI TUTORIAIS?
R1: SIM!
P2: SOBRE O QUE?
R2: SORE COMO CRIAR UM MENU COM O QUE APRENDEMOS
flw pessoal e até a proxima!
abraços!
comentem!
SCRIPT COMPLETO:
Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre a Window_Command!
INDICE:
1 – Window_Command
1.1 - Criando a Window
1.1 - 2 - Apagando a Window
1.1 - 3 - Onde a Window será exibida
1.1 – 4 – Possíveis duvidas
1.2 - Adicionando mais opções para a janela
1.2 - 2 - Criando os comandos da Window
2 – Criando um menu com SladeXD
2.1 - INICIO
2.1 - 2 – Base para o Menu
2.1 - 3 – Window do Menu
2.1 - 4 – Comandos do Menu
2.1 - 5 – Scenes do Menu
2.2 – FIM
2.2 – 2 – Toques finais finais
2.2 – 3 – Possíveis Duvidas
REQUISITOS BÁSICOS PARA A AULA
Para fazer essa aula é necessário:
- Ter noções básicas sobre RGSS2
- Saber o que é classe, método e Variáveis
- Ter Vontade de aprender acima de tudo (A tuto é longa xD)
- Ter Feito a tutorial anterior
então vamos lá!
1.2 - Adicionando mais opções para a janela
Revisar é Bom:
na aula anterior vimos alguns comando e eles são:
- Criando a Window
- Colocando opçãoes na window
- movimentar o cursor
- fexar a window
então agora vamos adicionar mais comandos, lembra do codigo, @wchm = Window_Command.new(200,[s1,s2])
e lembra das variaveis que criamos? s1 = "Teste",s2 = "Teste 2", agora crie mais uma variavel, chamada s3
use o seguinte codigo debaixo de s2 = "Teste 2":
s3 = "Teste 3"
agora faça o seguinte,na array que esta as variaveis s1 e s2 ( [s1,s2] ) de mais uma virgula depois de s2 e digite s3
o script deve estar assim!
- Spoiler:
- class Scene_Teste < Scene_Base
def start
s1 = "teste1"
s2 = "teste2"
s3 = "teste 3"
create_menu_background
@wc = Window_Command.new(200,[s1,s2,s3])
end
def update
if Input.trigger?(Input::DOWN)
@wc.index = 1
elsif Input.trigger?(Input::UP)
@wc.index = 0
elsif Input.trigger?(Input::B)
$scene = Scene_Map.new
end
end
def terminate
@wc.dispose
end
end
Pow, Slade, eu já sabia que ia aparecer a terceira opção! só não sabia que não ia da pra mover o cursor para ela!
bom isso nós vamos resolver agora!
faça o seguinte, lá em baixo de class Scene_Teste < Scene_Base, digite o seguinte codigo:
def initialize(test_index = 0)
@test_index = test_index
end
o que você fez ali?
eu criei o metodo initialize e entre parenteses criei uma variavel chamada test_index, e dois defini que o valor dela é 0
depois criei uma variavel publica com @test_index e defini que o valor dela é igual ao do test_index que no caso é 0!
mas poruqe você fez isso?
bem, essa pergunta nos leva ao proximo passo!
va no metodo def start e digite o seguinte codigo em baixo de @wc = Window_Command.new(200,[s1,s2,s3]):
@wc.index = @test_index deve haver algo parecido já, deve estar assim: @wc.index = 0, apague e digite o novo codigo!
agora vá no def update apague tudo que tivar lá menos o def update, elsif Input.trigger(Input::B), e os dois ultimos end!
subistitua o elsif do elsif Input.trigger(Input::B) por, if, agora em cima desse codigo digite assim, @wc.update
seu codigo agora deve estar assim!
- Spoiler:
- class Scene_Teste < Scene_Base
def initialize(test_index = 0)
@test_index = test_index
end
def start
s1 = "teste1"
s2 = "teste2"
s3 = "teste 3"
create_menu_background
@wc = Window_Command.new(200,[s1,s2,s3])
@wc.index = @test_index
end
def update
@wc.update
if Input.trigger?(Input::B)
$scene = Scene_Map.new
end
end
def terminate
@wc.dispose
end
end
ok slade, agora ela se meche mas, como você fez isso?
bem eu disse ao script que quando a posição do cursor for modificada, ela atualiza a janela exibindo assim onde o cursor esta!(como?)
com o codigo @wc.update
a tah mas como ele sabe que o cursor esta em posição diferente?
bem se você segui a tutorial anterior deve saber o que o codigo @wc.index faz né?
quando digitamos, @wc.index = @test_index, disemos ao script que o index é igual o valor da variavel @test_index! (sinceramente, não sei dizer porque,
você aperta o botão e a variavel aumenta o valor, deve ser algo do rgss2, e você deve ter reparado que tambem faz som, quando meche o cursor, apesar de nós não termos digitado o codigo que faz isso!)
prosseguindo!
slade, a janela só se meche e não faz nada alem disso!
isso nos leva ao proximo modulo das aulas!
1.2-2 - Adicionado os comandos da janela
vá no def update e embaixo de $scene = Scene_Map.new, e digite o seguinte codigo:
o que é isso?elsif Input.trigger?(Input::C)
Sound.play_decision
case @wc.index
when 0
$scene = Scene_Item.new
when 1
$scene = Scene_Equip.new
when 2
$scene = Scene_End.new
end
end
end
irei resumir, criamos uma condição de que se eu apertar enter e a posição do cursor for "X", ele
vai charmar tal menu!
como?
bom, você já conhesse o input.trigger, eu fiz o seguinte, case significa caso em português, e when significa quando,
vo traduzir o comando para português!
ou seja com o comando when eu disse que quando a posição do cursor for ID0 da array dos comandos, elesi Apertar?(Apertar::Enter)
Tocar.som_decicisão
caso @wc.posiçãodocursor
quando 0
$scene = Scene_Item.new
quando 1
$scene = Scene_Equip.new
quando 2
$scene = Scene_End.new
fim
fim
fim
vai charmar o menu de itens e porai a fora!
seu script deve estar assim!
- Spoiler:
- class Scene_Teste < Scene_Base
def initialize(test_index = 0)
@test_index = test_index
end
def start
s1 = "teste1"
s2 = "teste2"
s3 = "teste 3"
create_menu_background
@wc = Window_Command.new(200,[s1,s2,s3])
@wc.index = @test_index
end
def update
@wc.update
if Input.trigger?(Input::B)
$scene = Scene_Map.new
elsif Input.trigger?(Input::C)
Sound.play_decision
case @wc.index
when 0
$scene = Scene_Item.new
when 1
$scene = Scene_Equip.new
when 2
$scene = Scene_End.new
end
end
end
def terminate
@wc.dispose
end
end
bom pessoal por hoje é só!
PERGUNTAS:
P1: VOCÊ VAI CRIAR MASI TUTORIAIS?
R1: SIM!
P2: SOBRE O QUE?
R2: SORE COMO CRIAR UM MENU COM O QUE APRENDEMOS
flw pessoal e até a proxima!
abraços!
comentem!
SCRIPT COMPLETO:
- Spoiler:
- class Scene_Teste < Scene_Base
def initialize(test_index = 0)
@test_index = test_index
end
def start
s1 = "teste1"
s2 = "teste2"
s3 = "teste 3"
create_menu_background
@wc = Window_Command.new(200,[s1,s2,s3])
@wc.index = @test_index
end
def update
@wc.update
if Input.trigger?(Input::B)
$scene = Scene_Map.new
elsif Input.trigger?(Input::C)
Sound.play_decision
case @wc.index
when 0
$scene = Scene_Item.new
when 1
$scene = Scene_Equip.new
when 2
$scene = Scene_End.new
end
end
end
def terminate
@wc.dispose
end
end
SladeXD- Novato
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Re: [RGSS2][BASICO] Segundo passo de como usar a Window_Command com SladeXD
Cara acho que você poderia da uma organizada no seu tópico ele esta maio sem vida com isso você não conseguir chamar a atenção dos outros.... mais a idéia é boa parabéns
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